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segunda-feira, 6 de abril de 2020

Público Alvo



Uma das diversas preocupações de empreendedores que estão ingressando ao mercado é em como adquirir seus primeiros clientes ou contratos e como se posicionar.  Público-alvo nada mais é do que o grupo de pessoas que você determina como clientes principais e dedica suas ações e práticas de comunicação e marketing para as mesmas. 

Muitas pessoas escolhem vender para todos no geral por não entender a necessidade de escolher um grupo de pessoas específicas e acabam pecando nisso, mas ao longo do artigo você entenderá o porquê. 

A primeira iniciativa para obter um caminho de sucesso é começar uma pesquisa sobre qual público deverá ser o melhor para o seu negócio. O empreendedor pode começar pesquisando dados demográficos e psicográficos de pessoas que já estão incluídas no seu mercado, esses dados deveriam conter perguntas como idade, sexo, onde morou\mora, valores, emoções, faturamento, problemas, necessidades, etc. Assim que tiver as respostas em mão, saberá quais produtos e como deverá ofertar e servir ao seu público. 

Definir o público-alvo é uma das etapas mais essenciais para o planejamento de um negócio, pois abrange novas estratégias e melhora ainda mais o relacionamento com o consumidor, aliás, o cliente sempre será o termômetro dos negócios, afinal, com a constante evolução da moda, pessoas e culturas, o que seria ideal para o seu público-alvo hoje, talvez não será no futuro. Ouvir seu cliente é a melhor maneira de evitar quedas de faturamento ou insatisfações diversas no negócio.

Quanto maior for o mercado que se deseja atingir, mais difícil e mais cara será a operação. Quando no início de uma empresa se define o público, seu funcionamento será mais específico, o trabalho para satisfazer as pessoas será menor e a operação de marketing será menos trabalhosa e mais barata.

Uma estratégia muito boa para ser estudada antes de usar ferramentas para atrair clientes, ou seja, o público-alvo definido para o seu negócio, é verificar quais pessoas (faixa etária e sexo) que mais pesquisam no Google sobre o seu serviço, por exemplo, se for um personal trainer online, foi possível ver que mulheres entre 20-30 anos buscam por este serviço e então será viável a ideia de veicular campanhas\links patrocinados pelo Google Adwords e do Facebook Ads que facilitem o seu público para encontrar o seu site. 

Seja em mudar pra melhor os resultados da empresa ou iniciar um negócio de sucesso, é preciso ter em mente de que é o cliente que forma e faz a empresa e seguindo estas dicas o empreendedor terá mais chances de boas divulgações atraindo o público-alvo certo e gerando boas vendas.

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