Abrir menu Fechar menu
Logo Blog Shumi

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Como Empreender na Crise

Bom Dia, 
Boa Tarde,  
Boa Noite,

Seja bem vindo (a) a esse espaço de conversa, onde falaremos sobre artesanato, costura, bordado e personalizados. Eu sou o Charles, e juntos vamos viver uma jornada de descobertas e aprendizados.

Aperte os cintos que a nossa jornada vai começar.



Nossa viagem tinha diversos assuntos previstos, porém com o avanço da pandemia causada pelo COVID-19 o foco mudou e vamos usar esse canal para ajudar você  ´´ARTESÃO´´.

Estamos inseridos em um segmento que somente em 2018 faturou 50 bilhões de reais. É um mercado em crescente ascensão e no Brasil milhares de famílias o artesanato como fonte de renda.  Com a crise diversas pessoas que tem ateliês estão se questionando ´´como vou sobreviver sem abrir meu ateliê´´, pensando nisso listamos algumas coisas que você pode fazer para  empreender mesmo com a crise.

Mostre o seu trabalho para o mundo

Aproveite o tempo de confinamento para produzir e criar novas peças. Se você não tem um perfil do seu ateliê no Instagram ou facebook esse é o momento de criar.  

Com a sua página, você conseguirá mostrar a versatilidade do seu trabalho e conseguir novos clientes.

Um conselho pra você leitor, não tenha medo de se abrir ao novo e conhecer novas possibilidades.  Acredite no seu potencial e se abra para o mundo.

Seu trabalho é incrível demais para não ser mostrado.


Se reinvente

Se reinventar é difícil, porém quando eu falo disso me vem na cabeça a música ´´Volta por Cima´´que foi eternizada pela saudosa Beth Carvalho. Um dos trechos que combina exatamente com o nosso atual momento é quando Beth diz ´´Levanta sacode a poeira, dá a volta por cima´´.

Muitos dizem que em tempos de crise é preciso encontrar uma saída para passar por esse momento.  Eu, vejo essa situação com um momento de se renovar e dar a volta por cima.

Você deve estar se perguntando, como vou dar a volta por cima Charles?

Eu te respondo: pesquise, estude e encontre novas formas de mostrar e inovar com o seu trabalho. A maioria das inovações tecnológicas que existem hoje, surgiram para resolver problemas. A sua missão será tentar resolver os problemas do seu público e usar o artesanato como parte da solução.

De uns anos para cá, diversas pessoas começaram a levar marmita.  Pensando nisso algumas artesãs começaram a desenvolver bolsas térmicas customizadas e conseguiram ajudar milhares de pessoas.

Para finalizar esse tópico vou deixar um conselho que o querido Ronaldo Lopes, me disse logo que nós conhecemos ´´Pesquise, inove e saia fora da caixinha´´. Desde então venho tentando inovar no meu dia a dia.

Faça esse exercício e de a volta por cima, eu acredito em você!




Entrega Personalizada

Outro ponto que vai ajudar com que você empreenda durante a crise é a ´´Entrega´´, com o isolamento as pessoas não estão saindo de casa.  Nesse momento, você vai precisar encontrar novas formas para entregar suas encomendas e os novos pedidos.

As artesãs Suzana Ramos do @ateliesuzanaramos07  e Lucimara lemos do @lucimaralemossublimados, desenvolveram o Confraria Criativa, um coletivo de costura onde elas trabalham com a criação de diversos tipos de peças. Elas perceberam que uma forma de continuar mantendo seus pedidos foi através da entrega domiciliar.

Seus clientes fazem o pedido pelo whatsaap e efetuam o pagamento, após o pagamento o pedido e produzido e enviado via Correios. Essa foi uma forma que as duas encontraram de manter o giro financeiro no ateliê durante a crise.

Siga o exemplo da confraria criativa e encontre novas formas de entregar o seu produto.   Além de entregar o seu produto, procure um jeito de personalizar sua entrega como por exemplo uma carta ou recado para o seu cliente agradecendo a preferencia e desejando que ele seja muito feliz com o produto.


Crie uma fidelização com o seu cliente e transforme a experiência de compra.


Leve sua aula até o seu aluno

Esse último ponto vai ajudar você que da aulas no seu ateliê. Antes de começar a desenvolver esse post recebi mensagem de uma  amiga  chamada Glaucia que é professora de Yoga, que por meio das aulas online encontrou uma forma de manter suas alunas.

Esse exemplo foi para mostrar pra vocês que é possível manter suas alunas durante esses dias de isolamento. Tudo depende da sua criatividade e força de vontade.

Vou listar algumas possibilidades para vocês:

Grupo Secreto: Crie um grupo no facebook com suas alunas e desenvolva conteúdos, somente as pessoas que estão nesse grupo secreto conseguiram visualizar esses conteúdos.

Chamadas de Vídeos: Através de aplicativos como whatsaap, zoom e skype é possível fazer uma chamada de vídeo com os seus alunos e apresentar a aula ao vivo.

Canal do Youtube: Já pensou em desenvolver um canal do youtube e desenvolver suas aulas através dessa plataforma, que é super fácil e prática de usar.

Os vídeos ficaram disponíveis no seu canal e seus alunos vão ter acesso a esse conteúdo.

Gravação de vídeos: Uma outra alternativa para você e gravar vídeos das suas aulas e enviar para os seus alunos através de aplicativos como we transfere, one drive e google drive.

Nessa nossa primeira parada falamos sobre como empreender na crise, espero que minhas dicas tenha ajudado você e aguardo vocês na nossa próxima viagem.

Atrelado a tudo que foi falado, acredite em você e no seu potencial e vamos dar a volta por cima.

Quer falar comigo ou me contar como você está colocando as dicas em prática me envia um email redesocial@shuminoie.com.br

Um beijo do seu mais novo amigo Charles.


4 comentários:

  1. Parabéns, dicas importantes para nós artesãs , gratidão Chalés! Sou Fátima Fujishima, estou à frente do Atelier Kar’ju fios, sou especialista na artes dos quietbook e jogos criativos, de uma passada em minha página, será muito bem vindo! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Desculpa: Charles... foi errado seu nome , perdão!

    ResponderEliminar
  3. Isso mesmo Charles, a Confraria Criativa vem crescendo mesmo com a pandemia e nós temos trabalhado diariamente na divulgação do nosso negócio criativo pelas redes sociais. É de suma importância que as meninas mostrem ao mundo o que elas produzem e o Instagram nesse momento tem sido nossa melhor vitrine. Sucesso à todos!!!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom mesmo esse artigo! Neste momento precisamos ter calma, paciência e viver um dia de cada vez e dicas como essas são fundamentais para nos ajudar. #MANDOUMUITOBEM #DICADASHUMI

    ResponderEliminar